Desde que eu comecei meu processo para me tornar uma profissional autônoma, eu sabia que um dos maiores desafios seria organizar uma nova rotina. Isso porque, quando você trabalha no modelo CLT, você tem um horário definido para trabalhar (normalmente, das 9h às 18h) e sabe que antes e depois disso é o tempo que você tem disponível para outras coisas, como hobbies, estudos, atividades físicas etc. Mas e quando você tem todas as horas do seu dia disponíveis para você usar da forma como achar melhor? Por onde começar?
Resolvi, então, compartilhar como eu fiz para desenvolver uma rotina que fizesse sentido para mim neste novo momento. Pode ser que ela ainda mude bastante, e também sei que meus dias têm tudo para serem bem diferentes um do outro. Afinal, essa é a graça de ser freelancer. Mas eu sou o tipo de pessoa que precisa ter pelo menos algumas referências de horários e rituais para me organizar neste mundo. Se você também é assim, vem comigo.
Separei meus dias em alguns períodos
Apesar de não precisar, eu continuo acordando todos os dias no mesmo horário. Aliás, meu corpo praticamente desperta sozinho às 7h. Depois disso, tenho um primeiro período, que é a minha transição entre sair da cama e ligar a mente para trabalhar. Em seguida, faço uma pausa no meio da manhã, depois outra para o almoço, e depois outra no meio da tarde. A partir das 18h, 18h e pouquinho, procuro terminar as tarefas para fazer exercícios, tomar banho, jantar e cuidar da minha pele. O último turno é à noite, até umas 22h e pouco.
Ter esses horários mais ou menos estabelecidos me ajuda a não só recuperar as energias de tempos em tempos, como distribuir as minhas tarefas nesses diferentes períodos.
Fiz uma lista das minhas demandas e das atividades que eu gostaria de fazer
Antes de mais nada, organizei todos os meus clientes de freelas e o que eu precisava fazer para cada um deles. Além disso, montei um planejamento para meus projetos pessoais, que eu quero dar cada vez mais atenção. Depois, pensei também em uma relação de coisas que eu queria fazer por mim e pela minha saúde, como: praticar exercícios mais vezes por semana, começar a meditar, ter um tempo melhor para leitura, escrever mais sobre mim e meus sentimentos, enfim.
Com tudo isso em mãos, fui encaixando as demandas naqueles períodos que falei no tópico passado. Tentei equilibrar tudo ao máximo, apesar de saber que os imprevistos sempre acontecem e nós estamos aí para dançar conforme a música.
Separei as ferramentas que iriam me ajudar a seguir o que eu planejei
Meu planner continua meu companheiro fiel para anotar as demandas de cada semana e, a partir daí, vou distribuindo nos dias. Também comecei a usar o Google Keep para escrever o to-do diário, ou seja, as atividades que eu preciso cumprir até o fim do expediente, e o Trello para ter uma noção mais global de como estão cada um dos clientes que eu atendo.
Separei, também, um caderno específico para reuniões e outro para ideias de pautas, tanto pra mim quanto para as contas que eu atendo. Viu só como eu sempre uso a minha coleção? Rs.
Estou seguindo essa rotina enquanto ela fizer sentido
Para mim, o mais mágico da organização é que ela te possibilita praticar mais aquilo que é importante para você. E, enquanto essa rotina que eu montei estiver me permitindo realizar meu trabalho e ainda cuidar de mim, dos meus projetos e das pessoas que eu amo, pretendo continuar seguindo-a e fazendo adaptações ao longo do caminho.
Espero que este post tenha te inspirado a também organizar seus dias de uma forma que faça sentido para você!
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