O mês de janeiro mal começou e você já se esqueceu das metas de ano novo que tinha definido com tanto carinho lá em dezembro? Não se preocupe: você provavelmente não está sozinho. É muito comum as pessoas deixarem seus objetivos de lado por inúmeros motivos, entre eles, a falta do que eu chamo de “próximos passos”. Ou seja: a definição do passo a passo que você vai seguir para cumprir o que você se propôs a fazer no novo ciclo que se iniciou.
Se esse é o seu caso, saiba que ainda há tempo de sobra para planejar os próximos meses e conseguir riscar as suas metas de ano novo. Aliás, o momento certo de correr atrás do que você realmente deseja é quando você sente o ímpeto de começar. Não precisa esperar o início de um mês, nem mesmo de uma semana. Comece hoje mesmo se você percebeu, dentro do seu coração, que já está pronto para dar esses primeiros “babies steps”. Combinado?
Dito – tudo – isso, olha só as dicas que eu separei para você conseguir dar andamento aos seus principais objetivos deste ano:
Separe as metas de ano novo em duas categorias: diárias e esporádicas
Calma, eu explico, rs. Existem algumas metas que, para você cumpri-las, é necessário um esforço diário. Vou dar exemplos: para conseguir ter uma pele mais saudável, você precisa cuidar dela todos os dias com os produtos certos. Para ganhar mais visibilidade nas mídias sociais, você precisa se fazer presente por lá com uma certa frequência. E por aí vai.
Enquanto outras, a dedicação é mais esporádica. Ex: para começar um novo curso, você vai ter que tirar algumas horas para encontrar o assunto certo e para, depois, mergulhar nos estudos, um esforço que não precisa ser, necessariamente, todos os dias.
Fatie suas metas em mini metas (próximos passos)
Defina qual o caminho que você precisa seguir para atingir o objetivo maior. Lembre-se de que essas “fatias” precisam caber em intervalos menores que um ano. Além disso, elas precisam compor uma sequência lógica, um verdadeiro passo a passo que você vai riscando aos poucos até chegar na meta final. Para mais informações sobre isso, clique neste link.
Organize sua rotina e encaixe os próximos passos no meio dela
Eu sou da opinião de que realização de objetivos está intimamente ligada com a criação de uma rotina que favoreça com que essas metas sejam cumpridas. Não consigo separar uma coisa da outra, entende? Portanto, aconselho que, antes de seguir neste conteúdo, você leia este post, em que eu explico como eu criei uma nova rotina para mim depois da minha última transição de carreira. Em seguida, pegue as duas categorias que você separou no primeiro item e encaixe os objetivos no meio desses novos rituais que você vai seguir.
Vamos aos exemplos para ficar mais claro:
– Quero ter uma pele mais saudável: todo dia, eu vou me dedicar ao skin care durante a manhã e à noite, antes de trabalhar e depois do banho.
– Quero ter mais visibilidade nas redes: nas minhas pausas do almoço, vou tentar postar um conteúdo interessante para os meus seguidores.
– Quero começar um novo curso: uma vez por semana, vou me dedicar para encontrar esse curso, e depois, às terças e quintas, vou separar horários para os estudos.
Por fim, revise suas metas todos os meses
Nossas vontades podem mudar com o passar do tempo, e faz parte a gente precisar revisar os objetivos e analisar o que ainda faz sentido para nós. Procure fazer esse processo todos os meses, assim, você vai adequando seus esforços ao que você realmente quer conquistar no momento.
Dica extra: o podcast Universo Freela tem um episódio inteiro dedicado às metas de ano novo. Clique aqui e confira!
Comentários: